O conselho da Petrobras aprovou a revisão dos elementos estratégicos para o plano estratégico 2024-2028 (PE 2024-28), bem como o direcionador de capex de baixo carbono para a faixa entre 6% e 15% do capex total para os cinco primeiros anos do novo plano.
Na busca por uma transição energética justa e segura no país, os elementos estratégicos do PE 2024-28 visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, conciliando o foco atual em óleo e gás com a busca pela diversificação do portfólio em negócios de baixo carbono.
No segmento de gás, energia e renováveis, a empresa pretende atuar de forma competitiva e integrada na operação e comercialização de gás e energia, otimizando o portfólio e atuando na inserção de fontes renováveis.
Entre os elementos estratégicos consta a visão, onde a companhia irá buscar ser a melhor empresa diversificada e integrada de energia na geração de valor, construindo um mundo mais sustentável, conciliando o foco em óleo e gás com a diversificação em negócios de baixo carbono (inclusive produtos petroquímicos e fertilizantes), sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas”.
No quesito propósito, prover energia que assegure prosperidade de forma ética, justa, segura e competitiva. E em valores, respeitar à vida, às pessoas e ao meio ambiente. Além do foco em resultados.
Segundo a companhia, as estratégias visam uma contribuição efetiva da Petrobras para um futuro próspero e sustentável.